Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it [gtranslate]

Fuel Times TV já esta no ar

Caros leitores,a Fuel Times Group esta com o maior projeto de sua jornada: a criação de uma plataforma de streaming exclusiva, com mais de 19 mil títulos de livros, filmes e outros conteúdos cuidadosamente selecionados para sua FAMÍLIA. Nosso objetivo é oferecer um espaço seguro e educativo, sem que você precise se preocupar com influências destrutivas ou inadequadas para seus filhos e lar.Se você acredita na importância de um conteúdo de QUALIDADE para a educação e o bem-estar da sua FAMÍLIA, convidamos você a apoiar esse projeto. Mesmo uma pequena contribuição pode transformar vidas e garantir que mais pessoas tenham acesso a um ambiente enriquecedor.Doando alguns centavos, ou assinando por apenas 10 reais, você ajuda a FUEL a construir um local seguro para seu lar.Apoie o projeto, faça parte dessa MUDANÇA.

16 C
Curitiba

STF aprova que Bancos Compartilhem Dados de Clientes por 6X1

Populares

Deixe nos comentários o que você acha a respeito e assine nossa newsletter

STF valida regra que manda bancos fornecerem dados de clientes ao Fisco
Ministros seguiram voto de Cármen Lúcia, para quem a regra, cujo objetivo é fiscalizar o ICMS eletrônico, não quebra sigilo monetary.
Da Redação

domingo, 8 de setembro de 2024
Atualizado em 9 de setembro de 2024 09:51

Posse De Moraes Deve Reunir Bolsonaro Lula Ciro E 0038409700
Stf aprova que bancos compartilhem dados de clientes por 6x1 5

Quer saber mais especificamente?

Leia o voto na Integra diretamente pelo documentos dos votos homologados

A relatora ainda destacou que o dever de preservação do sigilo permanece com as autoridades fiscais, que têm a obrigação legal de proteger os dados transferidos. Ela afirmou que a garantia constitucional de privacidade e intimidade não é absoluta e pode ser relativizada em nome do interesse público.

O entendimento foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Flávio Dino, Dias Toffoli e Luiz Fux.

O ministro Gilmar Mendes inaugurou a divergência, votando pela inconstitucionalidade do convênio. Para ele, a norma falha ao não prever regras adequadas para o compartilhamento de informações protegidas pelo sigilo bancário, o que violaria as garantias individuais dos cidadãos.

Com voto de Cármen Lúcia, STF valida fornecimento de dados bancários ao Fisco
A ação, movida pelo Consif- Conselho Nacional do Sistema Financeiro, questionava a constitucionalidade do convênio, alegando que ele infringia o sigilo bancário ao permitir que o Confaz tivesse acesso a informações financeiras sem autorização judicial. A entidade também alertou para a criação de mais uma obrigação acessória para as instituições financeiras, além de abrir precedentes para que prefeituras solicitem acesso a dados relacionados a tributos municipais.

Https Img.migalhas.com.br Sl Gf Base Sl Empresas Sl Miga Sl Imagens Sl 2024 Sl 08 Sl 06 Sl 00Aecf19 560C 47A7 9F69 F67F2B85A786.Jpg. Proc Cp65
Stf aprova que bancos compartilhem dados de clientes por 6x1 6

Em seu voto, a ministra Cármen Lúcia defendeu a validade da norma. Segundo a ministra, a transferência dos dados para as autoridades fiscais não configura quebra de sigilo bancário, já que o sigilo é mantido dentro da administração tributária estadual ou distrital. Cármen Lúcia enfatizou que o sigilo monetary visa proteger o contribuinte contra a divulgação pública de suas informações, mas não opposite o uso dessas informações por órgãos de fiscalização.

Aproveite e leia também a respeito:


Os ministros do STF, por maioria apertada, definiram que são constitucionais os dispositivos de um convênio do Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária que obrigam instituições financeiras a fornecer aos Fiscos estaduais informações sobre transações realizadas por clientes using pics e cartões de débito e crédito. O objetivo é fiscalizar ICMS por meios eletrônicos.

Placar foi de 6 a 5, prevalecendo o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, para quem a solicitação de informações bancárias a instituições financeiras por autoridades fiscais configura mera medida administrativa, inerente ao procedimento fiscalizatório, que não significa quebra de sigilo.

Segundo o ministro, é necessário que haja.

Divergência.

77 / 100

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- PUBLICIDADE -spot_img

Últimos Posts