fonte: https://www.nytimes.com
- Esportes
- Olimpíadas de Paris 2024
Ivan Litvinovich manteve seu título na final do trampolim masculino.
Ivan Litvinovich Conquista Ouro Como Atleta Neutro
Vitória em Trampolim
Na sexta-feira, 2 de agosto, Ivan Litvinovich, da Bielorrússia, tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris enquanto competia sob uma bandeira neutra. Com isso, ele manteve seu título na final masculina do trampolim. O atleta de 23 anos, portanto, se destacou como o melhor classificado e terminou mais de um ponto à frente dos adversários. Nesse contexto, os chineses Wang Zisai e Yan Langyu, por sua vez, conquistaram prata e bronze, respectivamente.
Aproveite e leia também
Um ano após reabertura, Museu Nacional de História da Imigração atrai multidões em Paris
Simone Biles recupera coroa geral para sexto ouro olímpico
Condições para Competir
Atletas da Rússia e da Bielorrússia competem sob uma bandeira neutra após o banimento do esporte global devido à invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022. Além disso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) supervisionou um retorno gradual e impôs condições rigorosas. Assim, os “atletas individuais neutros” que se classificaram precisaram, portanto, passar por uma verificação dupla. As federações esportivas internacionais e o COI garantiram, desse modo, que os competidores não apoiavam ativamente a guerra na Ucrânia nem tinham qualquer ligação com os exércitos de seus países.
Restrições e Participação
Eles não puderam, de fato, participar da cerimônia de abertura nem competir sob suas bandeiras nacionais. Além disso, se os atletas subirem ao pódio, suas conquistas não serão reconhecidas no quadro de medalhas. Até agora, apenas 15 russos e 17 bielorrussos aceitaram, portanto, o convite para competir sob a bandeira neutra.

Comparações
Simone Biles reconquistou a coroa olímpica geral em 1º de agosto, derrotando a brasileira Rebeca Andrade e conquistando seu sexto ouro olímpico e o segundo em Paris. Portanto, a estrela da ginástica americana, agora com 27 anos, também levou sua nona medalha olímpica. Além disso, ela superou Andrade e a atual campeã olímpica Sunisa Lee, que ficou com o bronze. Assim, a estrela da ginástica americana derrotou a brasileira Rebeca Andrade para conquistar sua nona medalha olímpica e seu segundo ouro em Paris.

Artista Visual, Escritor e Crítico. Vassourense nas horas vagas