Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it [gtranslate]
25.2 C
Curitiba

Nado Artístico, a Pintura nas águas

Encante-se com a Arte das Sereias Olímpicas

@trinitylux.art (Instagram)

A Natação Artística está entre as modalidades esportivas que eu mais aguardava, dentro da programação dos Jogos Olímpicos 2024 – Paris. Esse esporte belíssimo mais se apresenta como uma Pintura em movimento frenético, de corpos humanos nas águas. Oficialmente, teve sua primeira competição nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1955.
A nomeação desse nado como ‘Artístico’, substituiu o termo ‘Sincronizado’ em 2017 e concordo com a mudança, quando afere Arte se unificando a esse desporto. O novo batismo vai mais profundamente do que só retratar uma execução simultaneamente geométrica. O Nado Artístico é como uma Pintura feita da profundidade à superfície das águas.

Pictograma oficial Natação Artística Jogos Olímpicos Paris 2024 / Creator R Rafael Brais/Brasil2016.gov.brafael /
Creator Propriedade do Ministério da Juventude e Desportos da Ucrânia

O Ballet Aquático brutal e cinematográfico

A performance das nadadoras é impactante e um Ballet aquático de fato, quando as manifestações das Artes conversam com a Natação. A Música dita o ritmo e o timing exato para as difíceis coreografias e acrobacias, enquanto o tema da Dança atlética conta com atuação corporal e facial extrema. A Sétima Arte – Cinema, soube explorar grandemente esse encantamento com os Musicais de Piscina, nas décadas de 40 e 50. Executivos do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) descobrem essa modalidade-cinematográfica ao encontrar a jovem recordista dos 100 metros nado livre, a americana Esther Williams, em um show aquático. A partir dali, a transformam numa inesquecível atriz, estrela conhecida como a Sereia de Hollywood. Quanta nostalgia!

A atleta e atriz Esther Williams atuando em musicais de piscina como a Sereia de Hollywood / Canal Poetic Justice

Os homens acenando no Nado Artístico

O Cinema contemporâneo, por sua vez, faz suas versões atualizadas dessa modalidade. Aproveitando essa sincronicidade em terras olímpicas francesas, indico diversão com o filme francês “Um Banho de Vida” 2019, que elenca grandes astros do cinema europeu como Mathieu Almaric (O Grande Hotel Budapeste), Jean-Hughes Anglade (A Rainha Margot), entre outros. A comédia aborda a superação de limites com o nado artístico. Semelhante ao que se pode ver nesse longa-metragem que une um grupo de quarentões praticando seus dotes de sereia, nessas Olimpíadas de 2024 era possível agregar dois homens nas equipes do Nado Artístico. Igualmente, os primórdios do esporte era masculino (na Europa do final do século 19). Infelizmente, nenhum atleta foi aderido às recentes competições, devido ao seu menor nível técnico, até então, em comparado com as atletas mulheres.

Cena da comédia dramática ‘Um Banho de Vida’ ou ‘Le Grand Bain’ das Produtoras Chi-Fou-Mi Productions
Les Productions du Trésor / Fotografia/Divulgação Amazon Prime Video

Atleta Bernardo Santos do Nado Artístico Brasileiro / Foto: Reprodução/Instagram

*A delegação brasileira não teve, nesses Jogos Olímpicos de 2024, classificação de equipes do Nado Artístico.

Atletas da Natação Artística submersas com 2/3 dos corpos fora da água, demonstrando força e beleza / Creator milt0405
Formação Caleidoscópica do Nado Artístico / Creator tfajr9

A Arte caleidoscópica da Natação Artística

Assistir a uma apresentação desse estilo de natação é como olhar para um Caleidoscópio. Ficar hipnotizado com os desenhos elaborados pela projeção simétrica dos corpos em sincronia, quando vistos também de cima. Assim como esse instrumento óptico, a natação artística cria padrões visuais complexos para a percepção do público entusiasta do esporte e para os olhos dos Artistas. Os meus, posso dizer que se enchem d’água como expectadora e artista, quando vejo essas moças se desafiando, lindamente, em até dois minutos sem respirar.

E nesse mesmo cenário submerso, recomendo fortemente ao caro leitor, assistir ao filme de Guillermo del Toro, “A Forma da Água” 2017, uma fábula ganhadora como Melhor Filme no Oscar 2018, e que vai tirar seu fôlego.

A atriz Sally Hawkins estrelando o premiado filme “A Forma da Água” de Guillermo del Toro

Dê sua opinião sobre a polêmica que a abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024 causou ao redor do mundo, aqui.

Descubra quem foi o primeiro comentarista esportivo da Humanidade e qual herança os Jogos Olímpicos antigos nos deixaram, aqui.

Veja 8 Museus que os torcedores olímpicos podem visitar, longe das multidões dos jogos, aqui.

Simone Biles, ginasta artística norte-americana, é fenômeno, chega aos 27 anos e supera com medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos 2024, aqui.





2 COMMENTS

  1. Focando de forma magistral o tema “Nado Artístico, a Pintura nas águas” – Encante-se com a Arte das Sereias Olímpicas, Trinity Lux nos conduz para um cenário surpreendente e maravilhoso “quando as manifestações das Artes conversam com a Natação”. Sua habilidade redacional, enriquecida por postagens pertinentes, possibilita aos seus leitores o desfrutar de um inevitável encantamento que esse Nado Artistico suscita! Um deleite total…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here